Toti, o companheiro das emoções. De 0 a 8 anos. Com 04 faces.
Educação emocional e coeducação
As emoções informam nossos próprios aspectos, como somos e quais são nossas necessidades. Eles nos dão pistas sobre nós mesmos, assim como as experiências que temos quando interagimos com outras pessoas ou com o ambiente em geral. O problema surge quando não sabemos ouvir o que nosso corpo e nossos sentidos estão nos dizendo.
Para nós, a educação emocional é, juntamente com a motricidade e a arte, uma das áreas mais importantes no desenvolvimento de uma pessoa. Acreditamos sinceramente que ler, escrever e fazer operações são habilidades que podem ser aprendidas mecanicamente se houver interesse. Mas educar nossas emoções requer um acompanhamento muito mais profundo. Gerenciar um conflito, saber como nos faz sentir ser falado de uma forma ou de outra e expressá-lo é uma tarefa que se realiza sobretudo pelo exemplo. As emoções não são para sempre, elas só vêm para cumprir uma função e se as absorvermos ao invés de tentar fazê-las desaparecer, elas acabam indo embora.
Os jogos de educação emocional não são guias para ensinar meninos e meninas o que fazer em todos os momentos, mas são um convite para entrar em contato com suas experiências pessoais ou ajudar os que os rodeiam a acompanhá-los de forma saudável.
A sociedade está há muito estagnada na importância do racional/intelectual e isso tem sido percebido em nossa educação e na escola, que tem priorizado o desenvolvimento do cognitivo sobre a conexão com nós mesmos e com o nosso sentir. Felizmente, hoje isso está mudando e já existem espaços e metodologias que dão origem a outros tipos de inteligências, como a inteligência emocional, tanto em contextos educacionais quanto familiares.
Existem jogos e materiais especialmente pensados para trabalhar as emoções e não poderiam faltar na nossa Gioco. O período mais importante no desenvolvimento do cérebro humano é precisamente a fase dos 0 aos 6 anos, altura em que é muito importante oferecer-lhes segurança emocional que lhes permita funcionar na vida no futuro. Mais tarde, ainda temos plasticidade neural suficiente para continuar aprendendo e expandindo novos comportamentos e formas de fazer as coisas que nos permitem viver em um estado emocional muito mais equilibrado, por isso a educação emocional é importante ao longo da vida.
Nesta seção, você encontrará jogos e materiais para acompanhar essas emoções e promover em nossas crianças uma segurança emocional para se desenvolver.
Commentaires